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terça-feira, 25 de outubro de 2011

A industria automobilistica e o estudo das colisões .

Conforme a velocidade, a proteção dos air-bags em uma colisão pode não ser a esperada. Tais aspectos da absorção das estruturas automobilísticas estão ligadas às leis da física, relativamente à massa das estruturas.


A concepção que se faz de veículos de grande estrutura é a de que resultariam em maior proteção, dada a sua massa . No entanto, tal concepção é errônea, pois a massa em movimento tende a multiplicar-se. Num impacto, toda a inércia da massa é projetada sobre o ponto de impacto da estrutura veicular. Testes vêm revelando que veículos de maior massa, tipo camionetes, são relativamente mais propensos à insegurança que veículos de menor porte, ou seja, não necessariamente são mais seguros.Um veículo cuja massa seja de 2000 kg, a 100 km/h estaria pesando aproximadamente, e pelo menos, o dobro.


 Supondo que sua estrutura tenha o peso distribuído regularmente, a estrutura frontal pesaria 700 kg. Num impacto contra veículo de iguais proporções, a estrutura dianteira receberia a pressão dos restantes 1300 kg do veículo, que estaria pesando 2600 kg, mais a pressão da massa do outro veículo, que estaria pesando 4000 kg, numa pressão total de 6600 kg, 


A eficiência de impacto não resulta necessariamente na sua absorção. O importante no impacto, a fim de que o habitáculo não seja atingido, ou esmagado, é que a estrutura frontal seja rígida o suficiente, a fim de que a energia cinética não seja assimilada internamente ao veículo, vindo a atingir os ocupantes. Logo, deve existir uma relativa repulsão entre os veículos . Havendo esmagamento do habitáculo, é praticamente ineficiente a ação de air bags e side bags .





Fontes : http://pt.wikipedia.org/wiki/Teste_de_impacto

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